Transoeste sai do papel

Túnel da Grota funda vai ligar a Barra da Tijuca à Santa Cruz

*Danilo Borges

Desde Julho de 2010, quando começaram as primeiras explosões de dinamites para a nova Via Expressa, Corredor de 32 quilômetros, a cidade do Rio de Janeiro não é a mesma. Esta obra vai ligar a Barra da Tijuca à Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

Esse projeto é discutido desde a década de 1950 e precisou de dois eventos mundiais para sair do papel, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. A Grota Funda é a parte mais cara do projeto que consome 80% da verba de R$692,1 milhões de reais prevista para a criação do corredor, que vai reduzir pela metade um trajeto que hoje dura cerca de duas horas e meia entre a Barra e Santa Cruz.

A Transoeste terá 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit), corredor de ônibus articulado com linhas expressas e paradoras. O Trajeto vai ligar Barra x Recreio, Recreio x Guaratiba, Guaratiba x Santa Cruz.

Emanuel de Andrade, morador da Pedra de Guaratiba que trabalha em Botafogo na Zona Sul do Rio, afirma que o corredor vai trazer mais qualidade de vida porque vai reduzir seu tempo de viagem pela metade e com isso vai ganhar mais tempo para estar com a família.

Outros corredores estão no projeto, a Transolímpica e a Transcarioca.
A via Transolímpica, caminho que ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Deodoro, no Subúrbio, terá 18 estações, a via expressa começa da Salvador Allende, na altura da Avenida das Américas e termina na Avenida Brasil, com 26 quilômetros de extensão e um corredor de ônibus, o (BRT) Bus Rapid Transit.

A Transcarioca, será um projeto de BRT (Bus Rapid Transit) ligando a Penha a Barra com ônibus articulados em vias exclusivas. Serão 36 estações e dois terminais para embarque e desembarque de passageiros, numa extensão de 28 quilômetros. O Projeto prevê também uma expansão para o Aeroporto Galeão/Tom Jobim.

*Danilo Borges, estudante de Jornalismo da UniverCidade.

Uma resposta para Transoeste sai do papel

  1. Pingback: Últimas… |

Os comentários estão encerrados.