AFS Intercambio

Ong voltada para receber estudantes de outros países visa aproximar culturas diversas

*Ana Carolina Rocha

A ONG internacional AFS foi fundada no Rio de Janeiro em 1956, e tem um trabalho voltado para um mundo melhor. O foco da empresa de intercambio cultural é unir os povos de todo o mundo.

Fui até a charmosa casa em Botafogo ver como eles trabalham e conversei com Luciana Leal. O trabalho dela é receber os jovens até 16 anos e abrigá-los em lugares que se sintam bem. Luciana explica – Aqui na AFS é um pouco diferente de outras agencias de intercambio. Nos preocupamos em hospedar os turistas onde possam ficar mais acolhidos, então quando eles se cadastram enviamos um relatório com varias perguntas. Assim podemos acolher melhor aqui no Brasil.

O meu trabalho é justamente esse, pegar os relatórios e ver onde se adaptam melhor, por exemplo, se recebo um jovem de Nova York e coloco ele no interior de Manaus, as chances dele se não adaptar é enorme, mas se coloco ele em uma casa em São Paulo é mais fácil a convivência com a nossa cultura, mas o interior de Manaus pode ser bom para um jovem que mora no interior da Espanha, onde tem pouca gente, ele está acostumado com o calor,  ele sabe lidar com isso, muita terra, pode andar à cavalo e fazer programas mais ligados a agricultura.

Depois que faço essa peneira meu trabalho é mandar os relatórios para as famílias que querem receber, quando aceitam colocamos eles em contato. Esse contato normalmente é bem pouco, no Maximo um mês antes da família receber. Esse formato que adotamos tem dado muito certo, lógico que às vezes temos alguns problemas, mas não é regular.

Luciana conta que quando os jovens chegam no Brasil são recepcionados pelas famílias como pop star.  No interior as famílias sabem muito pouco inglês, mas sempre tem um que sabe mais e isso ajuda a essa pessoa que quase não tem a oportunidade de praticar inglês a conhecer gente e receber.

Aqui no Rio é tudo diferente, no relatório muita gente responde que quer vir para o Rio e São Paulo e as ofertas também são muitas. Carioca está recebendo muitos turistas, teve um aumento satisfatório de 2006 para cá. Mesmo assim o nosso trabalho é com o Brasil todo, então não prometemos aonde as pessoas vão “cair”.

Com a Copa do mundo e Olimpíadas no Rio a cidade está mais receptiva, as escolas estão recebendo cada vez mais intercambistas  e os adolescentes estão gostando disso.                                        

*Ana Carolina Rocha é estudante de Jornalismo da UniverCidade.

Uma resposta para AFS Intercambio

  1. Pingback: Últimas… |

Os comentários estão encerrados.