O Rio promete Árvore Natalina ainda mais bela esse ano

Lagoa Rodrigo de Freitas é considerada
um dos cenários mais encantadores no natal

* Alessandra Koblischek

O Natal está chegando, e uma demonstração disso é o inicio da montagem da famosa Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma megaestrutura desde 1996, na cidade do Rio de Janeiro. Este símbolo natalino é o terceiro evento do calendário oficial da Cidade Maravilhosa, ficando atrás apenas do carnaval e da passagem de ano.

A Árvore de Natal flutuante da Lagoa é a maior do Mundo. A cada ano, mais inovações: cresce cada vez mais, recebe shows de artistas consagrados, etc.

Atualmente, com 85 metros, sua altura recorde (que equivale a um prédio de cerca de trinta andares), a Árvore é o símbolo característico da época, na cidade. Um belíssimo símbolo!!

Em 2007, foi transmitida pela primeira vez, na televisão. A Inauguração costuma ocorrer entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro de cada ano. Para todos poderem curtir a lagoa enfeitada com 2,9 milhões de microlâmpandas na árvore, rodeada ainda pelo balé das águas e também com quatro canhões de luzes, que movem feixes de luz em diferentes direções, formando um espetáculo emocionante no Natal carioca, 1200 pessoas foram envolvidas na montagem.

A árvore que completa 15 anos este ano será inaugurada no dia 4 de Dezembro, no Parque do Cantagalo, a partir das 20h. O tema da decoração este ano será “Uma Estória de Reencontros”, terá 11 flutuadores formam a base de 810 metros quadros que sustentará a árvore. Para transportar os flutuadores (blocos de metal com 12 metros de comprimento) foram necessárias 11 carretas além de um guindaste.

O show terá como mestre de cerimônias o ator Edson Celulari, terá participação dos cantores Milton Nascimento, Simone e Ivan Lins. Terá também a bailarina Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus. Além da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Coral da Fundação Bradesco e os cantores líricos Carol McDavit e Pedro Gattuso.

Também haverá durante a apresentação um espetáculo pirotécnico. Uma queima de fogos de 7 minutos, acompanhado de trilha sonora composta para o momento. Elas serão lançadas da Árvore de Natal e de 20 balsas posicionadas em torno dela

Este ano, com o tema “Uma História de Reencontros”, relembra momentos marcantes de temas explorados em outras edições, como velas e trigos, sinos e rendas. O principal diferencial deste ano são as grandes estrelas brancas que parecem se projetar da árvore.

Os efeitos consistirão de 105 Km de mangueira luminosas (o dobro de 2009 que tinha 52 Km) produzem vários efeitos e 2100 estrobos reproduzem as formas de  estrelas.

Ela terá uma altura de 85 metros, um edifício de 28 andares. Sua base tem 810 metros quadrados, são 11 flutuadores, cada um com 12 metros de comprimento, 2,8 de largura, 2,40 de altura e peso entre 12 e 16 toneladas.

Para isso tudo são usados quatro geradores de 500 KVA, 1 de 100 KVA, outro de 30 KVA, em um total de 2.130 KVAs. Cerca de 1200 pessoas ficam envolvidas na criação da Árvore da Lagoa, desde a montagem até a desmontagem.

A árvore fica na Lagoa até o Dia dos Reis, 6 de Janeiro, cumprindo a tradição que manda desmontar as árvores de Natal este dia.